sábado, 10 de fevereiro de 2018

Comece o seu mais feliz meditando o Santo Evangelho do Sábado da 5ª semana do Tempo Comum

A Igreja recorda hoje a memória de Santa Escolástica, virgem, +543, e SS. Zótico, Jacinto e Amâncio, mártires, +120, São José Luis Sánchez del Rio +1928. 

Evangelho (Mc 8,1-10)

O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4).
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: "Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não tem nada para comer. Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe".
Os discípulos disseram: "Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?" Jesus perguntou-lhes: "Quantos pães tendes?" Eles responderam: "Sete".
Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíram ao povo.
Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
SACIANDO AS MULTIDÕES - A multiplicação dos pães é um sinal de que o amor ao próximo se concretiza nos ensinamentos de Jesus. Sete é o número da totalidade com que Deus agraciou seu povo; para alguns, é pouco; mas, para Jesus, é o suficiente. Infelizmente, a ganância social fecha as portas para a experiência rica da partilha. Enquanto se buscam justificativas para o problema da fome, todos se esquecem de que a única forma de acabar com ela é o amor e a corresponsabilidade por um mundo melhor. Nisso todos seremos julgados! O mundo é rico, mas o homem é pobre quando se torna egoísta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário