segunda-feira, 23 de abril de 2018

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da Segunda-feira da 4ª semana da Páscoa

Hoje, 23 de abril, a Igreja celebra a memória litúrgica de São Jorge. E Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco, festeja o seu onomástico.
 
Evangelho (Jo 10,1-10)

Eu sou a porta das ovelhas.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 10,1-10.

Naquele tempo, disse Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos".
Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Então Jesus continuou: "Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
O PASTOR DAS OVELHAS - Eu sou o bom pastor, é a mensagem fundamental que Jesus deseja transmitir no Evangelho de hoje. O bom pastor é aquele que dá a sua vida pelas ovelhas, e não o inverso, sendo aqui apresentado o principal distintivo do pastor. Jesus ensina que viver como o bom pastor é seguir seus exemplos e acreditar na sua ressurreição. Viver o exemplo do bom pastor é estar a serviço do próximo e doar-se constantemente aos pequenos. A partir dessa liturgia, somos convidados a refletir nossas atitudes, e ver de quem mais nos aproximamos: se é do bom pastor ou dos maus pastores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário